22 de nov. de 2009

Molde básico - Saia simples

Olá!

Hoje você vai acompanhar um molde básico de saia simples, que alguns chamam de reta e outros chamam de lápis. Este molde serve de base para a modelagem de diversas saias. Você vai precisar de: lápis, papel manilha ou pardo, régua de 60 cm. e um esquadro próprio para costura de 40 cm.



(Foi escaneado do meu livro de Corte e Costura que já tem idade para ser amarelado e meio desgastado.)


Medidas Necessárias:

Contorno:
C - cintura
Q - quadril.
Comprimento:
Cb - da cintura à barra

Tire as medidas acima com uma fita métrica de costura. Anote a medida total do comprimento "Cb". Mas anote apenas a metade da medida da cintura "C" e também do quadril "Q". "Para fazer o molde, você vai usar a metade desta medida que foi anotada, que corresponderá a 1/4 do total.


Instruções:

- Traçar dois retângulos unidos pela linha do centro com a metade da medida do quadril "Q" na linha horizontal, para cada parte: frente e costas. E com a medida do comprimento na linha vertical "Cb".

- Para a altura do quadril, marcar 4 Escalas e traçar uma linha horizontal.

- Na linha da cintura, marcar para a frente e para as costas: metade "C" mais 2 cm.

- A distância para fazer a pence é de 2 Escalas, como mostra a foto.

- Descer 0,5 cm. na cintura da frente e 2 cm. na cintura das costas.

- Descer 3 cm. da linha do quadril e marcar.

- Marcar 1 Escala na barra, para afunilar levemente a lateral da parte da frente e da parte das costas.

- Subir 0,5 cm nas laterais da barra.

- Marcar todas as linhas conforme a ilustração.


  • Este método trabalha com escala ( E ). Isso significa que uma escala corresponde a 1/10 da metade da medida. Ex: O quadril mede 88. A metade é 44. A escala (arredondada) será 4. A metade de 44 é 22, que vai ser a medida de cada parte do molde.
  • ( Se a metade da medida for por exemplo de 40 a 44 a Escala é 4. Mas de 45 a 49 a Escala é 4,5. E assim para todas as medidas; sempre arredondando para inteiro ou meio)

Para tirar as medidas:

Passe a fita métrica ao redor da parte mais larga do quadril.
Meça a cintura em estado normal, sem contrair o abdômen.
Dos valores encontrados tire a metade e anote. Ex: 100 de quadril (anote 50) - 62 de cintura (anote 31)

Talvez no texto pareça complicado, mas na prática é mais simples!


Limara Lis
Alinhavos de Moda



30 comentários:

  1. Amada,
    Eu não entendi a escala.
    Exemplo de "E" para "E" desce quanto ? No caso do molde acima , existem quatro escalas "E". De "E" para "E" desce qto?
    qdo desce 3cm da linha do quadril é para que ?
    Amada , vc poderia me explicar novamente.
    Meu e.mail: pastoradayse@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Salvei seu e-mail. Se não se importa, publicarei aqui, porque espero que seja útil para outras pessoas.

    - Vou tentar explicar:

    Para conseguir o valor da Escala, pegue a metade da medida do seu quadril e veja quanto dá um décimo desta medida. EX: Passou a fita no quadril e deu 100 - você vai anotar 50 no seu Caderno de Medidas. Um décimo de 50 é igual a 5.

    Para este caso: Serão 4 escalas de 5. Total de 20.

    Os 3cm que desce, após a Escala, é para as marcações das linhas laterais. No caso do exemplo seria o total da Escala que deu 20 + 3.

    Veja que a curva do quadril termina onde você marcou o ponto dos 3cm, e a linha que afunila até a barra começa neste mesmo ponto... Faça as marcações de modo que estas linhas se encontrem de forma suave.


    Qualquer coisa é só perguntar novamente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Limara,

    Vim agradecer o molde que você dispinibilizou, assim como as explicações. Eu costuro um pouco, fiz algumas coisinhas para minha filha, mas nunca havia confeccionado peça de vestuário para mim. Consegui fazer uma saia reta usando seu molde e fiquei super contente, gostei muito do resultado.
    Bjs,

    Elaine

    ResponderExcluir
  4. AMEI SUAS EXPLICAÇÕES ME FORAM MUITOOOOOO UTEIS...CONTINUE AJUDANDO-NOS..BJS

    ResponderExcluir
  5. AMEI SUAS EXPLICAÇÕES ME FORAM MUITO UTEIS...BJS DE SILVANA SILVA-VIVO EN PORTUGAL...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvana!!!
    Tudo bem aí, em Portugal? (Será que você é de Lisboa?!)
    Abraços a este povo lindo!
    Volte sempre, sempre!

    ResponderExcluir
  7. Não sou costureira fiz um curso ha muito tempo, mas sempre dou uma arriscada junto com minha mãe, vou tentar fazer essa saia com esse molde, depois digo qual foi o resultado...bjão e obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, está me ajudando na minha primeira saia.

    http://iniciantenacostura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Porque nesse tipo de saia a parte de trás desce mais na cintura do que na frente? Eu imaginava o contrário e todos outra moldes que vi são dessa forma.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Porque nesse tipo de saia a parte de trás desce mais na cintura do que na frente? Eu imaginava o contrário e todos outra moldes que vi são dessa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiana!

      Pelo que eu sei esta é a modelagem clássica de saia reta (alfaiataria). Nas saias esportivas como em jeans ou quando a cintura é baixa há certas alterações e adaptações.

      Excluir
  11. Ola ,não sou costureira ,estou amando as explicações ,e fazendo minhas peças ,demoro um pouco mas esta dando certo ,muito obrigada, quero fazer um tubinho com manguinha ,sera que consigo? um grande abraço! boa noite!

    ResponderExcluir
  12. obrigada ,estou amando as explicações ,quero fazer um tubinho com manguinhas sera que consigo? não sou costureira estou aprendendo com vc,grande abraço,Deus continue abençoando .bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, querida, na verdade eu não ensino e são inspirações para quem gosta de moda e costura.

      Seja bem vinda, sempre ao Alinhavos de Moda!

      Beijos!

      Excluir
    2. amei que vc me respondeu ,abrigada ,tudo de bom ,beijos.

      Excluir
    3. amei que vc me respondeu ,abrigada ,tudo de bom ,beijos.

      Excluir
  13. Gostaria de saber dessa saia base para fazer uma modelagem em jeans quantos cm devo descer tanto na frente como nas costas porque imagino que essa fique na cintura normal
    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta modelagem é básica e a cintura é no lugar, sendo ligeiramente mais baixa nas costas.

      Para adaptar você mede, como se fosse a cintura, o lugar em que deseja que a saia comece, e, calcula o comprimento à partir daí. Normalmente a saia jeans é mais ou menos 2,5 cm. mais baixa na frente em relação às costas. E porque a saia de cintura baixa não faz aquela curvatura acentuada entre a sua linha e a linha do quadril, geralmente a pence é eliminada.

      Excluir
  14. Obrigada!!!
    Agora que me aposentei quero costurar algumas coisas pra mim, já que desde os doze anos precisei trabalhar fora. Hoje posso até costurar... olha que delícia!!! Esperei 42 anos pra finalmente poder fazer o que gosto.
    Agradeço vc que se disponibilizou para compartilhar o que sabe. Obrigada!
    Christina

    ResponderExcluir
  15. Obrigada!!!
    Agora que me aposentei quero costurar algumas coisas pra mim, já que desde os doze anos precisei trabalhar fora. Hoje posso até costurar... olha que delícia!!! Esperei 42 anos pra finalmente poder fazer o que gosto.
    Agradeço vc que se disponibilizou para compartilhar o que sabe. Obrigada!
    Christina

    ResponderExcluir
  16. Obrigada!!!
    Demorei 40 anos para poder fazer o que gosto, já que desde os doze anos, fui trabalhar for e nunca mais parei. Só agora, aposentada tenho o prazer de ser mais dona de casa, mais mãe, com tempo pra isso. Costurar era brincadeira de boneca aos 6 ou 7 anos...
    Agora poderei aprender um pouco e quem sabe fazer um pijama pro meu caçula que adotei qdo me aposentei.
    Tudo isso, é pra agradecer a Deus. Tb agradecer vc que disponibilizou seu conhecimento e compartilhou generosamente comigo.
    Muito obrigada, de coração. Deus te abençoe nos seus projetos.
    Christina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, que inveja da sua aposentadoria!!! rs Obrigada pelo carinho e muito sucesso pra você!

      Excluir
  17. porque eu fiz a saia e ficou levantada a parte da bunda ficou levantada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, por acaso as medidas não estariam muito justas?... A altura e profundidade da pence estão adequadas?...

      Excluir
    2. Bruna, vou me intrometer na resposta...

      1) Pode ser que na hora de tirar a medida de quadril a fita não estivesse no ponto mais saliente (mais alto) do bum-bum ou

      2) A fita ficou mais ou menos torta quando o correto é deixá-la reta horizontalmente e deve deixar ligeiramente folgada. Não pode medir justo, justo.

      3) Se você tiver barriga saliente deve-se considerar esse dado colocando um pouco mais de cm na fita métrica. Nesse caso, mede-se o quadril no ponto mais saliente do bum-bum e ainda nessa posição soltar mais a fita métrica (dando mais cm) até atingir um alinhamento vertical imaginário e reto da barriga. Para quem não tem barriga (é retinha) não precisa fazer isso.

      4) Ou então cortou errado, com a direção do fio do tecido errado ou torcido.

      Bom, são hipóteses para você verificar. Boa sorte. Uma sugestão quando quiser fazer alguma peça de roupa e não tem experiência tente fazer antes uma peça piloto em TNT que é baratinho e ajuda. Faço sempre isso nas minhas aprendizagens.

      Bjs
      Fatinha

      Excluir
  18. Limara

    A explicação sobre modelagem da saia está ótima mas será que na parte de quadril não seria mais fácil medir com a fita métrica, pelo lado de trás, indo da marcação da cintura (nesse caso amarra-se um barbante em torno da cintura) e vai ccom a fita métrica passando pelo bum-bum e parando no ponto mais alto do quadril quando então faz-me a medida que chamaria Cintura-Quadril. Deste modo, excluiria essas 4 medidas em escala e os 3 cm que são somados pois não precisaria.
    Eu faço a modelagem conf.expliquei acima e deu certo.

    É muito mais fácil explicar fazendo, será que me fiz entender?

    Bjs e obrigada por compartilhar essa modelagem que fica sob medida também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, é uma ótima pergunta para o REDERB pois esta técnica é do livro deste método (Risos!). Linda,aqui em minha cidade ainda é usado em muitos cursos profissionalizantes de Corte e Costura. Eu utilizo desde os 13 anos e acho fácil, mas existem diversas formas e técnicas diferentes que chegam a bons resultados. Eu acho que todas as técnicas podem ser testadas e cada um vai encontrar ao seu jeito o modo mais prático de fazer um molde. Inclusive você pode indicar o seu método lá na postagem sobre "Qual curso de Corte e Costura você recomenda?"... Que tal?

      Excluir