8 de jan. de 2010

Molde de saia godê simples e círculo completo

Olá!

Este é o molde básico de saias godê do "meu livro amarelado" que eu já falei aqui; por isso a imagem não tem boa qualidade. Ainda assim espero que seja útil, pois à partir deste molde, você cria seus modelos conforme  o seu interesse.


   1 - Godê Simples                        2 - Godê Círculo Completo
(Clique para ampliar)

Medidas Necessárias:
C - Cintura
Cb - Cintura à barra


Nota: A letra "E" representa escala
Para estes dois tipos de saia a escala será conforme a tabela abaixo:

Se a medida "C" anotada for:
30 a "E" será 3
33 a "E" será 3,3
35 a "E" será 3 e 1/2
47 a "E" será 4,7  etc...

Saiba que...
  • A medida usada é a metade do contorno da cintura. (Ex: Fique em postura ereta e passe a fita na cintura).
  • Calcule a metade da medida encontrada e anote no seu Caderno de Medidas. Faça o molde com a metade desta medida anotada. (Ex: Cintura 66 - anota a metade = 33  e divide por 2 = 16,5) Neste caso a escala é 3,3 conforme a tabela acima.
  • Meça o comprimento desejado da cintura à barra e anote.


1 - Godê Simples 
  • Com apoio do esquadro de 40 cm e da régua de 60 cm, trace uma linha horizontal e uma linha vertical. 
  • Na linha horizontal marque Metade "C" mais uma escala e 1cm.
  • Com o auxílio da fita métrica, marque um raio com esta medida.
  • Marque o comprimento "Cb" em toda a barra e trace o contorno.

2 - Godê Círculo Completo
  • Como no modelo anterior, trace uma linha horizontal e uma vertical.
  • Na linha horizontal marque 3 Escalas e 1/2 cm.
  • Trace um raio com esta medida.
  • Marque o comprimento "Cb" por toda a volta.

   Quem sabe, você até se inspire AQUI?

Limara Lis
Alinhavos de Moda


40 comentários:

  1. adorei a sua proposta para o blog. Já assinei os feeds.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessadra! Obrigada pela gentileza em participar e mostar a sua opinião! Isto é muito importante para o Alinhavos de Moda melhorar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!!! Gostaria de saber como unir essa saia maravilhosa godê a parte de cima de um vestido... é para criança, minha filha ama saias rodadas e quero fazer um vestidinho bem rodado pra ela, mas não sei como unir com a parte de cima...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ruth!

    Numa próxima postagem vou falar sobre como unir a cintura de uma blusa à saia.


    - Por enquanto vou tentar explicar um pouquinho:

    Primeiro você fecha as costuras da blusa: laterias, ombros, pences e deixa a abertura onde será o fechamento da roupa.

    Na saia você fecha as costuras laterais (godê simples) e também deixa a abertura onde vai o fecho da roupa.

    Abra todas as costuras à ferro.

    Aplique um ponto para embeber (ponto mais largo da máquina de costura) na linha onde será a costura da cintura da saia. interrompa o ponto nas laterais e deixe cerca de 7,5 cm de sobras de linha (para puxar e ajustar, quando necessário)

    Vire a saia pelo avesso e o corpo pelo direito. Deslize o corpo para dentro da saia. Encontre as linhas de cintura da blusa e da saia.

    Alfinete em intervalos pequenos para marcar todo o contorno. Comece pelo o centro (da frente e costas)e laterias da blusa, que devem coincidir com o centro e laterais da saia.

    Acerte o ponto de embeber para ajustar a cintura da saia na cintura da blusa e alinhave primeiro, para ver se está tudo de acordo.



    Mas, como eu disse, vou publicar um texto sobre o assunto. Aguarde!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela resposta, fico no aguardo do texto, uma ótima semana! Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Ola !
    Gostaria de saber qual e o tecido para fazer uma saia tulipa?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Suelen!

    Para usar durante o dia em momentos mais informais, pode ser tecidos mais fresquinhos, como os que contém algodão em sua composição.


    Para usar à noite e em festas, os mais requintados, que podem ser: tafetá, cetim ou crepe.

    ResponderExcluir
  8. flor boa tarde adoreiiiiiiiiiiiii seu blog,vou estr te visitando sempreeeeeeee
    beijos.magna

    magna4527@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Magna!

    Seja bem vinda!
    Venha sempre e saiba que sua presença é o melhor do Alinhavos de Moda, pois é feito pensando em você(s).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem? Gostaria de saber como faço para a saia godê não ficar com pontas, quando ela é cortada no cós de caída em forma de um v?

    ResponderExcluir
  11. Olá, Anônimo!

    Não sei se entendi direito a qual modelo se refere, porém posso dizer que:

    Faça o molde como se fosse uma godê de cós tradicional, portanto marcando a barra bem certinha conforme as dicas do molde. Depois a mesma quantidade de centímetros que você marcar na cintura para fazer o V , você repete na saia para formar o encaixe perfeito.

    (Considere se tem franzidos na cintura para deixar as devidas proporções de inclinação).

    Depois da saia montada, faça a prova no corpo e antes de costurar a bainha confira a barra. Se ainda apresentar pequenas irregularidades acerte novamente.



    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi

    tudo bem!

    Adorei seu blog sou estudante de moda e suas dicas me ajudam bastante!

    bjs

    Denise

    ResponderExcluir
  13. Olá, Denise!

    Que bom! Fico muito feliz que o Alinhavos de Moda seja útil para você!

    Apareça sempre!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. como que eu descubro o raio da cintura que mede 66cm pra fazer uma saia godê?

    obrigada desde já..
    Lara Rosado

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Se você passou a fita na cintura e deu 66 a metade é 33 e é esta medida que você vai anotar para trabalhar, sendo que conforme a tabela acima, sua Escala será 3,3 cm.

    Depois é só clicar sobre a foto para ampliar e seguir as dicas do molde. Lembre-se que a metade C é a metade da medida 33 anotada, que dividido por 2 é igual a 16,5.



    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi, estou tentando fazer uma saia godê, por achar q é mais facil, mas ainda estou apanhando. Sou iniciante na costura e vou ficar de olho nas dicas de seu blog. Parabéns, estou sempre acompanhando.

    Bjos

    Joana D'ark

    ResponderExcluir
  17. Oi!!!

    Você consegue, sim!

    Sucesso nas costuras. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber qual tecido vc indica para uma saia gode para uma fantasia dos anos 50, que não fique murcha e nem que engorde a pessoa, que já é mais cheinnha, sem precisar usar anágua engomada.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Simone!

    Nesse caso, alguns tipos de crepe. De preferêncvia sem brilho e de cor escura.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Olá Limara!
    Adorei seu blog. Parabéns!
    Tenho uma festa dos anos 60 p/ir e quero tentar fazer uma saia, qdo.era pequena via minha mae q tbm não era costureira cortando saia gode e ela dobrava o tecido em 4 partes parecia um cone, cortava só em cima e em baixo, vc tem como explicar isso? Parecia tão simples. Quanto compro de tecido cintura 89, altura 60cm.
    Obrigada
    Cícera

    ResponderExcluir
  21. Olá, Wagner... ou Cícera!

    Adoraria ajudar, porém prefiro não falar em metragens pois é realmente complicado fazer cálculos perfeitos. Gasta-se muito tecido para fazer o godê. Especialmente o mais rodado, que alguns chamam de guarda chuva, círulo completo, ou "soleil", pois há perdas de tecido no corte.

    Quanto a explicar o modo de cortar o godê sem fazer moldes... É possível sim, e será assunto para uma nova pauta!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Olá Limara!

    Quero fazer a saia godê pra montar um vestido, mas não faço ideia de quanto devo utilizar de tecido. Minha dúvida está girando apenas em torno disso: quantos metros são necessários, em média para se fazer essa saia godê longa? Tem algum material que vc pode indicar?

    Agradeço demais sua atenção! e fico feliz por contar com suas dicas deixadas aqui no blog.

    Att,

    Denise

    ResponderExcluir
  23. Olá, Denise!

    Eu considero o comprimento total que eu quero na saia, mais as sobras de ponta e margem de costura, na linha da cintura. Mais as sobras para bainha. Depois vejo a largura do tecido mais indicada para fazê-la. Se for saia curta eu dobro a altura que econtrei e vejo se dá em tecido de 90 cm de largura. Se a saia for longa a mesma coisa, mas será conforme o necessário, geralmente tecido com 1,40 cm. ou 1,50cm. de largura. Se esta é a fórmula certa, ou não, eu não sei. Mas eu faço assim.

    ResponderExcluir
  24. Ola, tirei o molde de uma saia gode da revista e achei muito larga a parte de baixo, tem como diminuir.
    obrigada.
    dulse

    ResponderExcluir
  25. ola amiga gostaria se voces soubessem se alguem ou voces tivessem um molde de shorts saia do tipo aqueles que eram de viscose me interesso sou homem e quero costurar um para mim usar para caminhadas e para sair mesmo obrigado desde ja bjs""

    ResponderExcluir
  26. ola procuro molde de short saia bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O short saia (ou saia calça) pode ser adaptado de um molde de um short simples.

      Depende do modelo mas geralmente o gancho é mais solto e tem mais folga nos quadris e pernas.

      Excluir
  27. Olá Limara! Achei ótimo o seu Blog, parabéns! Eu já costurei algumas vezes porque minha mãe e uma tia eram costureiras. Eu até me aventurei a comprar revistas de moda e fazer algumas peças que ficaram até que boazinhas, mas isso tem mais de dez anos... Bom, eu enconrei a foto de uma saia exatamente no modelo que desejo fazer pra usar no inverno. Entendi a sua explicação, porém, ela tem um recorte, seria o cós porém com maior altura. Entende o que estou tentando explicar?! Faço esse "cós" subtraindo a altura que seria toda a saia e acrescentando no "cos"? Um abração, obrigada
    Fran Oliveira

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Sou eu novamente! Desculpe me esqueci. Ela ten uma prega central abaixo do cós largo, (recorte)e tres pregas em cada lateral da frente e bolsos invisíveis, quantos cms eu incluo para cada prega? Quantos cms abaixo do recorte inicio os bolsos? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran! É importante uma imagem para definir melhor: Você a tem?

      Excluir
    2. Tenho sim! Como faço para te enviar? Obrigada

      Excluir
    3. Oi, Fran!

      Pode ser em seu blog, pelo e-mail do Alinhavos de Moda (lá no topo) ou pelo Facebook.

      Excluir
  30. Olá! Eu te mandei a foto da saia por e-mail. Bj, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!

      Pelo que eu pude ver apenas pela foto, é um cós anatômico (como se fosse uma pala). Não vi bolso no modelo, seria lateral e embutido?... E as pregas não parecem profundas, então uns 6 cm. de profundidade para cada uma. (Ao dobrar 3 x 3)

      Excluir
    2. Muito obrigada! Me desculpe, com bolso era de um outro modelo, confundi. Mas acho que vou colocar nessa também. Um abração valeu mesmo.

      Excluir
  31. como faço para calcular a quantidade de tecido que vou gastar para confeccionar uma saia godê? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a saia longa é melhor usar tecido de 1,40 de largura.

      Como não sou boa em cálculos, eu calculo sempre o comprimento com um pouco a mais porque há perdas na parte da cintura e ainda tem bainha e etc.

      Excluir
  32. GADA AMIGA, TENHO QUE FAZER 15 SAIAS PARA FESTA JUNINA DA MINHA FAMILIA E VOU SEGUIR SEUS PASSOS!
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir