17 de jul. de 2012

Renovando a forração de cadeiras, com praticidade

Foi em junho de 2011 que eu resolvi entrar num projeto, que para mim era novidade: Trocar o antigo tecido das minhas seis cadeiras e deixá-las novinhas e fáceis de limpar!
O trabalho de renovar o estofado.
O material e como eu fiz para renovar as cadeiras:

Por ser mais prático não retirei o tecido da forração original, apenas as revesti com napa que é de baixo custo e mais fácil de cuidar. Como eu disse, nunca tinha feito este tipo de reforma e além dos acessórios básicos como chave de fenda, alicate de bijuterias, lápis, régua e tesoura, o que eu utilizei foi um grampeador de tapeceiro (emprestado), grampos específicos R$ 10,00 a caixa  (sobrou muito grampo) e 1,80 cm. de napa fina cujo valor total foi R$ 24,50 (sobrou um pedaço que dá para mais 1 ou 2 cadeiras). 


Foi assim:

1- Desparafusei os tampos das cadeiras e mantive a forração original, cobrindo-a  com napa;
2- Antes, tomei as medidas da largura e altura com fita métrica deixando sobra de mais ou menos 10 cm. (4 dedos) em todas as bordas;
3- Fiz um molde em jornal e cortei 6 vezes na napa, de forma que aproveitasse bem o material e evitasse desperdício;
4- Depois, no chão forrado, coloquei os tampos sobre o avesso da napa e fui ajustando e pregando primeiro nas quinas dos quatro cantos, depois pregando e ajustando nos demais espaços, sempre acertando o material para não ficar frouxo ou esticado demais;
5- Após tudo devidamente grampeado, foi só parafusar novamente nos devidos lugares;
Antes tecido clarinho, depois material sintético na mesma cor.

Qual o resultado?

Depois de muita paciência, muita força no grampeador - alguns calos e um dedo furado (Risos!) -, horas e horas de bastante trabalho, além da ajuda de uma irmã e de meu filho, finalmente as cadeiras ficaram ótimas!


"Porque o Alinhavos de Moda não é sobre decoração eu não ia mostrar esta experiência; porém como sobrou napa deste serviço e eu a utilizei para criar bijuteria - este belo maxi colar - então resolvi mostrar que nada se perde e tudo se transforma: Os materiais que sobram de algum tipo específico de artesanato podem ter outras diversas funções e utilidades... É só inventar!"

Limara Lis
Alinhavos de Moda

4 comentários:

  1. Muito bom. Fiz o mesmo com minha tábua de passar.
    http://www.cortecosturaecriatividade.com/2012/04/repaginando-tabua-de-passar.html

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito.Ficaram ótimas, e principalmente quando está em jogo a praticidade de nosso dia a dia, senão não sobra tempo para o laser, diversão, descanso...
    Eu também preciso reformar alguns móveis, mas me falta tempo. Trabalho o dia inteiro e sábado e domingo ídem (no sítio). E agora nas férias não quero me ocupar disso, pois são só duas semanas. Vou deixar para o final do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regina querida!

      Aqui a família é grande e euzinha tenho que cuidar de tudo sozinha. Preciso tornar a minha vida mais prática para continuar na ilusão de que vou dar conta de fazer mil e uma coisas básicas e essenciais mais outras mil que eu mesma invento pra fazer... (Risos!)

      Não faça como eu, aproveito suas férias para descansar. E obrigadinha, por papear aqui comigo!

      Excluir